22residespaço

O programa de residências criado pelo 22Atelier oferece a artistas a oportunidade de trabalharem numa atmosfera de criatividade e calma no centro de Lisboa e de desenvolverem processos de investigação e produção artística numa cidade do sul da Europa ligada ao Atlântico e conhecida pela sua luz muito particular.

PROGRAMA

O programa desenvolve-se ao longo de todo o ano, por períodos máximos de 3 meses. Destina-se a artistas nacionais e internacionais que queiram usufruir da cidade de Lisboa para desenvolverem a sua prática artística ou que procurem simplesmente uma mudança de paradigma.

Os projetos enquadrados pela fotografia, vídeo, som e cinema são os que mais beneficiam do espaço existente que inclui, para além do espaço de trabalho, um laboratório de fotografia, sala de montagem e acesso a uma sala insonorizada para captação de som. O conjunto de artistas e as parcerias que apoiam as residências são profissionais destas áreas.

O espaço de residência é amplo e vazio, também ideal para artistas da área da performance. É preparado para os artistas em residência um dia em Open Studio [facultativo] em que o trabalho desenvolvido pode ser partilhado e discutido com outros artistas ou com o público em geral.

CANDIDATURA

A forma de concorrer às residências é por candidatura espontânea, sujeita a aprovação. A candidatura é avaliada em termos de viabilidade segundo os objetivos que o artista pretende alcançar.

Os limites de tempo para a residência são de 1 a 5 semanas e em casos pontuais até 3 meses, dependendo da especificidade do trabalho. O artista deve tratar do financiamento para a residência e do seguro individual de trabalho / saúde.

APOIOS

O apoio administrativo, técnico e artístico pode ser solicitado no programa de residências bem como o apoio para processos de candidatura a bolsas ou financiamentos. Pode ser também facultada informação sobre locais de alojamento, dependente da escolha do artista.

ÁREAS

As áreas de atelier são equipadas com secretária e cadeira. Internet disponível 24h. O 22Atelier pode disponibilizar alguns equipamentos para atelier e multimédia a definir pelo artista na altura da candidatura.

LOCALIZAÇÃO

O 22Atelier situa-se no centro cosmopolita de Lisboa no bairro tradicional de Arroios, entre os jardins Campo Mártires da Pátria, Torel e Constantino, com um importante comércio local para descobrir. Acessos: Metro (Anjos ou Arroios) e autocarros 706 e 712.